terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cantos para Maria


Neste período que antecede uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará, os católicos de nosso estado se preparam para o grande dia, com 15 dias de orações e peregrinações.
Sempre alguém me pede sugestão de cantos marianos e, por isso, resolvi postar aqui os que mais gosto.
Cânticos Marianos
Imaculada
Imaculada Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus!/ Imaculada Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto a cruz!
1. Um coração que era sim para a vida, um coração que era sim para o irmão. Um coração que era sim para Deus, Reino de Deus renovando esse chão
2. Olhos abertos pra sede do povo, passo bem firme que o medo desterra/ Mãos estendidas que os tronos renegam, Reino de Deus que renova esta terra
3. Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade: que os nossos passos se tornem memória./ Do amor fiel que Maria gerou: Reino de Deus atuando na história.
A escolhida
1. Uma entre todas foi a escolhida/ Foste tu, Maria, serva preferida, Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador
Maria cheia de graça e consolo/ Venha caminhar com teu povo/ Nossa Mãe sempre será (bis)
2. Roga pelos pecadores dessa terra/ Roga pelo povo que em Deus espera, Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador
Caminhando com Maria
1. Santa Mãe, Maria, nesta travessia, cubra-nos seu manto cor de anil/ Guarda nossa vida, mãe Aparecida, Santa padroeira do Brasil
Ave Maria, Ave Maria ( 2x )
2. Mulher peregrina, força feminina, a mais importante que existiu/ Com justiça queres que nossas mulheres sejam construtoras do Brasil
3. Com amor divino guarda os peregrinos nesta caminhada para o além/ Dá-lhes companhia, pois também um dia foste peregrina de Belém.
Pelas estradas da vida
1. Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás, contigo pelo caminho, Santa Maria vai.
Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem
2. Se pelo mundo dos homens, sem conhecer-se vão, não negues nunca a tua mão, a quem te encontrar.
3. Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar, lutas por um mundo novo, de unidade e paz.
4. Se parecer tua vida inútil caminhar, lembras que abres caminho, outros te seguirão.
Consagração à Nossa Senhora
- Ó minha Senhora e também minha mãe, eu me ofereço inteiramente todo a vós/ E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração/ Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca, tudo o que sou, desejo que a vós pertença/ Incomparável mãe, guardai-me, defendei-me como filho consagrado a vós , Amém. (2x)
Ave Maria dos seus andores
Ave Maria, nos seus andores, rogai por nós, os pecadores/ Abençoai, estas terras morenas, seus rios, seus campos e as noites serenas, abençoai as cascatas e as borboletas que enfeitam as matas. Ave Maria, cremos em vós, Virgem Maria, rogai por nós/ Ouvi as preces murmúrios e luzque aos céus acendem e o vento conduz, conduz a vós, Virgem Maria, rogai por nós!
Maria, exemplo de amor
Que honra é para mim, chamar de minha mãe, a mãe do meu Deus do meu Salvador./ Ensina-me, ó mãe, a caminhar na luz, seguindo os passos de Jesus/ Aquele que tudo criou te escolheu você não vacilou/ Trouxe ao mundo o autor da vida, de ti nasceu Jesus/ Ensina-me a dizer o sim e aceitar os planos do Senhor/ Ó mãe querida, és para mim, exemplo de amor, amor, amor.
Ensina teu povo a rezar
1. Ensina teu povo a rezar, Maria mãe de Jesus/ Que um dia o teu povo desperta e na certa vai ver a luz/ Que um dia o teu povo se anima e caminha com teu Jesus
2. Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus , Maria mulher/ Ensina a teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser. (2x)
3. Maria Senhora nossa, Maria do povo, povo de Deus. Ensina o teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus. (2x)
Maria de Nazaré
1. Maria de Nazaré, Maria me cativou, fez mais forte a minha fé e por filho me adotou/ Às vezes eu paro e fico a pensar e sem perceber me vejo a rezar/ E meu coração se põe a cantar para virgem de Nazaré/ Menina que Deus amou e escolheu para mãe de Jesus, o Filho de Deus, Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Mãe do céu.
Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus.
2. Maria que eu quero bem, Maria do puro amor/ Igual a você ninguém, mãe pura do meu Senhor/ Em cada mulher que a terra criou um traço de Deus Maria deixou, um sonho de mãe Maria plantou pro mundo encontrar a paz/ Maria que fez o Cristo falar, Maria que fez Jesus caminhar. Maria que só viveu para seu Deus, Maria do povo meu.
Maria, Maria
Maria, Maria é um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta/ Uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta Maria, Maria é o som, é a cor, é o suor, é a dose mais forte e lenta/ De uma gente que ri quando deve chorar e não vive apenas agüenta/ Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana, sempre/ Quem traz no corpo a marca Maria, Maria, mistura a dor e a alegria/ Mas é preciso ter manha, é preciso ter raça, é preciso ter sonho, sempre/ Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida
Vós sois o lírio mimoso (Hino tradicional do Círio de Nazaré de Belém do Pará)
1. Vós sois o lírio mimoso, do mais suave perfume/ Que ao lado do santo esposo a castidade resume
Ó Virgem Mãe amorosa, fonte de amor e de fé
Dai-nos a bênção bondosa Senhora de Nazaré!
2. De vossos olhos o pranto é como a gota de orvalho/ Que dá beleza e encanto à flor pendente do galho
3. Se em vossos lábios divinos um doce riso desponta/ Nos esplendores dos hinos noss’alma ao céu se remonta
4. Vós sois a flor da inocência que nossa vida embalsama/ Com suavíssima essência que sobre nós se derrama
5. Quando na vida sofremos a mais atroz amargura/ De Vossas mãos recebemos a confortável doçura
6. Vós sois a ridente aurora de divinais esplendores/ Que a luz da fé avigora nas almas dos pecadores
7. Sede bendita, Senhora, farol de eterna bonança/ Nos altos céus onde mora a luz da nossa esperança
8. E lá da celeste altura no vosso trono de luz/ Daí-nos a paz e a ventura do vosso amado Jesus
Cântico de Nossa Senhora
Virá o dia em que todos, ao levantar a vista, veremos nesta terra, reinar a liberdade (bis)

1. Minha alma engrandece ao Deus libertador/ Se alegra meu espírito em Deus meu Salvador Pois ele se lembrou do seu povo oprimido e fez da sua serva a mãe dos esquecidos
2. Imenso é seu amor sem fim sua bondade pra todos que na terra lhe seguem na humildade/ Bem forte é nosso Deus levanta o seu braço, espalha os soberbos destrói todos os males.
3. Derruba os poderosos dos seus tronos erguidos, com sangue e suor do seu povo oprimido/ E farta os famintos levanta os humilhados, arrasa os opressores os ricos e os malvados
4. Proteja o seu povo com todo o carinho, fiel é seu amor em todo o caminho/ Assim é o Deus vivo que marcha na história, bem junto do seu povo em busca da vitória
5. Louvemos nosso Pai Deus da libertação, que acaba co’a injustiça miséria e opressão/ Louvemos nos irmãos que lutam com valia, fermentando a história, Brasil, o grande dia!
Magnificat
O Senhor fez em mim maravilhas
Santo, Santo, Santo é seu nome (bis)

1. A minh’alma engrandece o Senhor
O meu espírito exulta em Deus meu Salvador!
2. Pôs os olhos na humildade de sua serva
Doravante toda a terra cantará os seus louvores
3. O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome
4. Seu amor para sempre se estende, sobre aqueles que o temem
5. Demonstrando o poder de seu braço, dispersa os soberbos
6. Abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes
7. Sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada
8. Acolhe, Israel, seu servidor, fiel a seu amor
9. E a promessa que fez a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre
10. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Desde agora para sempre pelos séculos. Amém!
Mãe do céu morena
1. Mãe do céu morena, Senhora da América Latina / De olhar e caridade tão divina / De cor igual a cor de tantas raças / Virgem tão serena, Senhora destes povos tão sofridos / Patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre nós as tuas graças.
2. Derrama sobre os jovens tua luz, aos pobres vem mostrar o teu Jesus / Ao mundo inteiro trás o teu amor de mãe / Ensina quem tem tudo a partilhar / Ensina quem tem pouco a não cansar E faz o nosso povo caminhar em paz
3. Derrama a esperança sobre nos, ensina o povo a não calar a voz / Desperta o coração de quem não acordou / Ensina que a justiça é condição de construir um mundo mais irmão / E faz o nosso povo conhecer Jesus
Quando o teu Pai revelou
1. Quando o teu Pai revelou o segredo a Maria Que pela força do Espírito conceberia/ A ti Jesus ela não hesitou logo em responder: Faça-se em mim, pobre serva, o que Deus aprouver
2. Hoje imitando a Maria que é a imagem da Igreja/ Nossa família outra vez te recebe e deseja/ Cheia de fé, de esperança e de amor, dizer sim a Deus/ Eis aqui os teus servos, Senhor!
Que a graça de Deus cresça em nós sem cessar E de ti, nosso Pai, venha o Espírito Santo de Amor pra gerar e formar Cristo em nós
2. Por um decreto de Deus ela foi escolhida para gerar-te, o Senhor, que és origem da vida/ Cheia do Espírito Santo no corpo e no coração/ Foi quem melhor cooperou com a tua missão
3. Na comunhão recebemos o Espírito Santo e, vem contigo, Jesus, o teu Pai Sacrossanto Vamos agora ajudar-te no plano da salvação/ Eis aqui os teus servos, Senhor!
4. No coração de Maria, no olhar doce e terno Sempre tiveste na vida um apoio materno Desde Belém, Nazaré, só viveu para te servir Quando morrias na cruz, tua mãe estava ali Mãe amorosa da Igreja, quer ser nosso auxílio Reproduzir no cristão as feições de seu filho Como ela fez em Caná, nos convida a te obedecer / Eis aqui os teus servos, Senhor!
Nossa Senhora da berlinda
1. Porque eu tenho esperança e muita fé/ Porque eu quero ter amor bem mais ainda/ Porque te amo, Senhora de Nazaré, quero puxar a corda da tua berlinda (bis)
Ave, ave, ó Senhora da berlinda/ Ave Maria! Este é o meu grito de fé/ Ave, ave, Deus te fez a flor mais linda/ Ave Maria, Senhora de Nazaré
2. A tua corda me enlaça nesta hora/ Me prende a Deus de corpo e alma e coração/ Assim é doce ser escravo teu, Senhora/ Servindo a Deus, em cada homem, meu irmão (bis)
3. Em Nazaré eras escrava do Senhor/ Porém ninguém viveu maior libertação/ Cordas de Deus te amarraram por amor/ Foi a graça que prendeu teu coração
4. Puxar a corda da berlinda é, para mim, o compromisso de levar-te e seguir pelos caminhos desta vida, até o fim/ E só fazer aquilo que Jesus pedir
A padroeira
1. Ó Virgem Santa rogai por nós pecadores, junto a Deus Pai, e livrai-nos do mau e das dores/ E todo homem caminhe tocado pela fé Crendo na graça divina esteja como estiver
2. Abençoai nossas casas, as águas, as matas, o pão nosso/ A luz de toda manhã, o amor sobre o ódio/ Iluminai a cabeça dos homens te pedimos agora e que o bem aconteça, Nossa Senhora
Nossa Senhora da América Latina
1. Maria, Mãe do universo, escuta esta prece e ora por nós/ Guia este povo latino, faminto de paz, justiça e união/ Que vai peregrino em busca do Reino de Deus e da libertação
Salve! Salve Maria! Senhora da América Latina Tu és nossa mãe, tu és nossa luz, estrela do povo latino
2. Com delicada carícia materna acalma nossa tempestade/ Ensina que vale esperar, morrer e lutar por um mundo mais justo/ Devolve-nos a confiança, horizonte perdido, a fé no irmão
Salve Rainha
1. Salve Rainha, mãe de Deus! És Senhora nossa mãe, nossa doçura, nossa luz!/ Doce Virgem Maria!
2. Nós a ti clamamos filhos exilados, nós a ti voltamos nosso olhar confiante/ Volta para nós, ó mãe, teu semblante de amor / Dá-nos teu Jesus, ó mãe, quando a noite passar
3. Salve Rainha, mãe de Deus! És auxílio dos cristãos/ Ó mãe clemente! Ó mãe piedosa!/ Doce Virgem Maria!
Quando o amor
1. Quando o amor quis na terra reinar, a sua palavra quis ao mundo anunciar/ A sua celeste harmonia ansiava entre nós ressoar
Quem é esta sombra tão bela se perde no sol resplandece mais/ E este silêncio altíssimo de amor, Maria, és tu
2. De ti queremos em eterno cantar imenso céu que contém o amor/ Tu és a mãe que doou ao mundo o Senhor, o Senhor
Nossa Senhora
1. Cubra-me com seu manto de amor, guarda-me na paz desse olhar/ Cura-me as feridas e a dor me faz suportar/ Que as pedras do meu caminho meus pés suportem pisar/ Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar/ Se ficaram mágoas em mim, Mãe tira do meu coração/ E aqueles que eu fiz sofrer peço perdão/ Se eu curvar meu corpo na dor, me alivia o peso da cruz/ Interceda por mim minha mãe junto a Jesus
Nossa Senhora me de a mão, cuida do meu coração, da minha vida do meu destino/ Nossa Senhora me dê a mão, cuida do meu coração, da minha vida, do meu destino, do meu caminho, cuida de mim
2. Sempre que o meu pranto rolar, ponha sobre mim suas mãos/ Aumenta minha fé e acalma o meu coração/ Grande é a procissão a pedir a misericórdia, o perdão/ A cura do corpo e pra alma a salvação/ Pobres pecadores oh mãe!/ Tão necessitados de vós/ Santa Mãe de Deus tem piedade de nós!/ De joelhos aos vossos pés/ Estendei a nós vossas mãos, rogai por todos nós vossos filhos meus irmãos!
Uma mulher no céu foi vista
Uma mulher no céu foi vista/ De doze estrelas coroada/ Toda vestida de sol e com a lua calçada!
1. Na mais terrível intriga entre a serpente antiga e esta frágil Mulher/ Todo poder deste mundo, portando ódio profundo, parece vitória ter
2. Os poderosos da terra vão semeando a guerra, é o batalhão do dragão.../ Todo de ouro enfeitado, com seu dinheiro roubado tenta iludir os cristãos...
3. A Mulher é a Igreja, sua força é a fraqueza, poder de Deus é assim.../ Neste mundo desterrada, sempre a marchar sem parada pras regiões do sem-fim...
4. Salve, ó Virgem Maria, de ti nasceu nosso Guia, Mãe dessa gente mestiça.../ Faz que teu Filho eterno, na força do Evangelho, faça reinar a justiça!
Dá-nos a bênção
Dá-nos a bênção, ó mãe de fé, Nossa Senhora de Nazaré (bis)/ Tu és a rosa do puro amor, suave exalando celeste odor (bis)/ És nossa vida, és nossa luz, ó Mãe querida do bom Jesus (bis)/ Ao teu amparo nos dá viver, fiéis servi-te até morrer
Ladainha de Nossa Senhora
Senhor, tende piedade de nós! (2x)
Cristo, tende piedade de nós! (2x)
Senhor, tende piedade de nós! (2x)

Santa Maria, rogai por nós!
Mãe de Jesus Cristo...
Mãe da Divina Graça...
Mãe admirável...
Virgem louvável...
Bendita entre as mulheres...
Glória da Igreja...
Alegria do Povo de Deus...
Honra da nossa gente...
Sede da Sabedoria...
Espelho da Justiça...
Cidade do Altíssimo...
Rainha dos profetas...
Rainha dos mártires...
Rainha de todos os santos e santas...
Rainha da paz...

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo
- Perdoai-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo
- Ouvi-nos, Senhor!
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo
- Tende piedade de nós!

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Ave cheia de graça, ave cheia de amor/ Salve, ó mãe de Jesus, a ti nosso canto e nosso louvor(bis)

1. Mãe do Criador,................................rogai!
Mãe do Salvador,...............................rogai!
Do libertador,........................rogai por nós!
Mãe dos oprimidos,............................rogai!
Mãe dos perseguidos,.........................rogai!
Mãe dos desvalidos...............rogai por nós!
2. Mãe dos bóias fria,............................rogai!
Causa da alegria,...............................rogai!
Mãe das mães Maria,...........rogai por nós!
Mãe dos humilhados,.........................rogai!
Dos martirizados,..............................rogai!
Dos marginalizados,.............rogai por nós!
3. Mãe dos desprezados,.......................rogai!
Dos abandonados,..............................rogai!
Dos desempregados,.............rogai por nós!
Mãe dos pecadores,............................rogai!
Dos agricultores,................................rogai!
Santos e doutores,................rogai por nós!
4. Mãe do céu clemente,.......................rogai!
Mãe dos doentes,...............................rogai!
Do menor carente,................rogai por nós!
Mãe dos operários,.............................rogai!
Dos presidiários,................................rogai!
Dos sem salários,..................rogai por nós!
5. Mãe dos pescadores,.........................rogai!
Mãe dos lavradores,...........................rogai!
Mãe da juventude,................rogai por nós!
Mãe dos biscateiros,..........................rogai!
Dos batalhadores,..............................rogai!
Dos pequenos vendedores,...rogai por nós!
6. Mãe dos estudantes,.........................rogai!
Mãe dos professores,..........................rogai!
Mãe das lavadeiras,..............rogai por nós!
Mãe da Igreja,....................................rogai!
Das comunidades,..............................rogai!
Mãe da humanidade,............rogai por nós!




16 comentários:

Hericley S. disse...

Ótima idéia a que você teve.
Estava desesperado procurando algumas músicas no Google e tive muita dificuldade de encontrar. Graças a Deus localizei seu Blog. Muito Obrigado!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa!
Que o manto de Nossa Senhora cubra a ti e a todos teus visitantes.
Tenham um feliz Círio!
Cecília -Belém/PA

auxiliadora disse...

Parabéns!!
muito bom o seu blog.
achei maravilhos os hinos.

Salette disse...

Obrigada, Hericley, Cecília e Auxiliadora, pelo carinho.
Beijo
Salette

Sônia Zonta de Bauru disse...

Amo Nossa Senhora e amei essa ideia.
Tenho um hino lindo "Louvor à Maria" que é muito lindo.
Se quiser amnde-me e-mail que enviarei hino e letra.
Grata
Paz e Bem
Sônia Zonta de Bauru

Salette disse...

Obrigada Sônia.
Você esqueceu de dizer o seu email. Vou tentar encontrar pelo seu nome.
Beijo
Salette

Marinete Duque disse...

Que Nossa Senhora te cubra com seu Manto Sagrado

Irismar disse...

ACHEI LINDO SEU AMOR POR MARIA , SOU APAIXONADA POR ELA,FEZ MARAVILHAS EM MINHA VIDA.

Salette disse...

Obrigada Marinete e Irismar.
Nossa Senhora nos proteja sempre.
Beijo

Ronaldo disse...

Gostei muito da idéia,foi de grande valia para mim!mas algumas músicas não conseguí cantar?Se puder me ajudar agradeço-lhe!

selma disse...

Que bençãos!!!!!!!!! estava triste e encontrei a paz nesta página com palavras de consolo.

Salette disse...

Que bom Selma. Obrigada.
Bj

PH disse...

nQue Nossa Mãe Santissima, possa a cada dia de sua vida, estar te cobrindo com seu precioso Manto livrando-te de todos os perigos e intercedendo por ti e todos os teus, junto ao Pai.
Deus te abençoe..

Salette disse...

Amém!
Obrigada pelo carinho, PH
Bj

Anônimo disse...

Ótima idéia a que você teve.
Estava procurando algumas músicasde MARIA no Google e acabeii achando esse Blog muito bom. Obrigado!!!
que Deus te abençoe ...

Salette disse...

Que bom que pude ajudá-lo, Hericley.
Volte sempre.
Obrigada